MINICURSOS SBSEG 2020



Os Minicursos do SBSeg têm por objetivo abordar temas relevantes geralmente não ministrados nas grades curriculares dos cursos de graduação além de despertar o interesse pela área de segurança entre acadêmicos e profissionais. Priorizam-se temas atuais e com maior potencial para atrair o interesse de jovens estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas ou mercado de trabalho. Cada minicurso deve ser estruturado para um total de três horas.

TÓPICOS DE INTERESSE

Os mesmos da trilha principal.

Instruções aos Autores

Professores/pesquisadores interessados em ministrar um minicurso devem submeter uma proposta, escrita em Português, contendo entre 3 e 5 páginas (excluindo-se os CVs, item 6 abaixo), com as seguintes informações:

  1. Dados de identificação - Título do minicurso, autores, instituição(ções) e indicação do autor que apresentará o curso;
  2. Dados gerais - Objetivos do curso, tratamento dado ao tema (por exemplo: teórico ou prático; apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos; apresentação ou comparação de tecnologias; formação de novas habilidades ou informação etc.) e perfil desejado da audiência;
  3. Estrutura prevista do texto (tópicos/capítulos a serem desenvolvidos);
  4. Para cada capítulo/tópico previsto no item 3, escrever um resumo de seu conteúdo e uma previsão do respectivo número de páginas;
  5. Bibliografia principal utilizada na preparação do curso;
  6. Curriculum Vitae resumido dos autores (uma página por autor, no máximo).

Todas as informações acima devem estar contidas em apenas um documento (um arquivo no formato PDF) a ser submetido exclusivamente por meio do sistema JEMS da SBC. Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação. A fim de assegurar a diversidade dos minicursos oferecidos, as propostas selecionadas tratarão de temas distintos.

Os autores das propostas selecionadas deverão produzir um texto (capítulo de livro) em Português contendo entre 40 e 50 páginas. Os textos serão publicados, na forma de capítulos, no livro "Minicursos SBSeg 2020". O modelo para publicação do capítulo de livro está disponível no portal da SBC.

Serão aceitos 4 minicursos, 2 na modalidade prático-teórico(hands-on) e 2 na modalidade teórico-prático.


  • 2 minicursos prático-teóricos: deverão ser oferecidos predominantemente na modalidade hands-on, envolvendo tecnologias recentes e que tenham muita atratividade para ser oferecido no formato de oficina. Pode-se pensar em oferecer material adicional para estudo prévio do assunto, i.e., flipped-classroom. Não deverá ser exigido laboratório do SBSeg para oferecer o minicurso, ao invés disto os autores podem oferecer VMs (disponibilizadas anteriormente para os participantes baixarem), laboratórios virtuais na nuvem ou ambos para que os participantes consigam acompanhar o curso. A experiencia do(s) apresentador(es) com o assunto é muito importante, tanto do ponto de vista prático quanto do ponto de vista didático.

  • 2 minicursos teórico-práticos: deverão ser oferecidos para assuntos na fronteira do conhecimento, mas o(s) apresentador(es) devem ter experiência (excelente didática) porque temos recebido críticas fortes neste sentido, fazendo com que os estudantes percam o interesse pelo minicurso porque a didática do apresentar não ajuda a entender o que está sendo exposto. Neste caso, o minicurso pode ser predominantemente teórico.

DATAS IMPORTANTES

  • Prazo de registro de artigos: 10 de julho de 2020 31 de julho de 2020(estendido final)

  • Prazo de envio final dos artigos:17 de julho de 2020 31 de julho de 2020(estendido final)

  • Notificação do resultado: 10 de agosto de 2020

  • Envio do capítulo de livro: 18 de setembro de 2020

  • Realização do evento: 13 a 16 de outubro de 2020

COMITÊ DE PROGRAMA

Altair Santin - PUCPR
Alysson Bessani - Universidade de Lisboa
Diogo Mattos - UFF
Eduardo Feitosa - UFAM
Eduardo Souto - UFAM
Marcos Simplicio Jr. - USP
Martin Andreoni Lopez - Samsung Research
Raul Ceretta Nunes - UFSM
Ricardo Dahab - UNICAMP

COORDENAÇÃO

Coordenação dos Minicursos do SBSeg 2020
Eduardo Viegas - PUCPR

Coordenação Geral do SBSeg 2020
Fábio Borges de Oliveira - LNCC
Raphael Machado - Inmetro e UFF

Coordenação CESeg
Altair Santin - PUCPR
Michele Nogueira - UPFR

REALIZAÇÃO

Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

ORGANIZAÇÃO

Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

O SBSeg 2020 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).