Painelistas FSC



Painel: A Sinergia entre Academia e Indústria para a Segurança Corporativa


Flavia Bernardini (UFF)

Moderadora

Breve biografia: Professora Associada do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação e orientando diversos candidatos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Computação do IC/UFF. Graduada em Ciência da Computação pela UNESP (1999) e mestre e doutora em Ciência da Computação pelo ICMC/USP (2002 e 2006). É uma das responsáveis pelo Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (D4Ctz), e atua como colaboradora no ADDLabs e no LabESI. Tem experiência na coordenação e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento desde 2007, envolvendo principalmente o desenvolvimento de sistemas que utilizam Inteligência Artificial, para diversos problemas em diferentes domínios de aplicação. Tem muito interesse na aproximação entre a academia e a indústria, para promoção da inovação no Brasil. Tem interesse nos temas Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Cidades Inteligentes, Governo Eletrônico e Educação Inovadora.



Alexandre Morelli (Yaman)

Painelista

Breve biografia: Alexandre Morelli Head Of Cybersecurity na Yaman. Formado em Ciências da Computação, possui especialização em segurança de redes, pela Universidade Mackenzie e Pós Graduado em Forense Computacional e Direito Digital pela Faculdade Impacta. Morelli tem mais de 20 anos de experiência em Segurança da Informação.



Davidson Boccardo (Clavis Segurança da Informação)

Painelista

Breve biografia: Davidson Boccardo é Sócio e Diretor Técnico do Grupo Clavis Segurança da Informação, Bacharel em Ciência da Computação (IBILCE/UNESP 2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (FEIS/UNESP 2009). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi no Center for Advanced Computer Studies da University of Louisiana at Lafayette (ULL) nos Estados Unidos, onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Davidson coordenou e participou de mais de uma dezena de projetos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação apoiados por CNPq, Finep e Faperj - culminando em mais de 60 artigos científicos, 1 patente, e diversos produtos e serviços nas áreas de Segurança da Informação, sendo estes utilizados pela indústrias e reconhecidos como estratégicos pelo governo federal. Possui as certificações de mercado: Certified Information Systems Security Professional (CISSP®️) pela ISC, Certified Hacker Forensic Investigator (CHFI) pela Ec-Council, ISO 27001 Lead Implementer pela PECB, Secure Programming e Ethical Hacking Foundation pela EXIN e Security+ e Pentest+ pela CompTIA.



Vinícius Perallis (Perallis Security e Hacker Rangers)

Painelista

Breve biografia: Bacharel em Ciências da Computação pela UNESP, Rio Claro. CEO e Fundador da Perallis Security e Hacker Rangers, empresas especializadas em criação de cultura de cibersegurança por meio de gamificação.



Prof. Avelino Zorzo (PUC-RS)

Painelista

Breve biografia: Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Ciência da Computação pela University of Newcastle Upon Tyne (1995-1999) e pós-doutorado na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University (2012-2013). Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da CAPES/MEC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança de sistemas, tolerância a falhas, teste de software, sistemas operacionais e modelagem analítica de sistemas confiáveis.