Palestrantes WGID



Thiago Diogo

Breve biografia: CTO do AllowMe na Tempest Security. Thiago possui mais de 15 anos de experiência em engenharia de software e liderança de equipes de desenvolvimento de produtos digitais. Atualmente atua como CTO do AllowMe, uma plataforma de anti-fraudes e apoio à jornada digital da Tempest Security. Nesse momento, se dedica a compreender questões como privacidade e segurança de identidades digitais além de resiliência de sistemas distribuídos com atenção especial à DevSecOps e desenvolvimento de produtos. APIs, OpenID, criptografia, containers, pipelines, ataques, performance, custos e data science são assuntos da sua rotina no AllowMe. Apaixonado por Cybersegurança, data-science e DevOps.



Jean Martina

Breve biografia: Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001 e 2005) e Ph.D em Ciências da Computação pela Universidade de Cambridge no Reino Unido (2011). É professor do Departamento de Informática e de Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2013. Trabalha com certificação digital, documento eletrônico, protocolos criptográficos para IoT e Blockchain e Criptomoedas. Atua na área de pesquisa e inovação, transferências tecnológicas para empresas, mentoria de startups e participa de iniciativas de empreendedorismo júnior.



Caio Souza

Breve biografia:Bacharel em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia da Paraíba - IFPB (2015) e Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2020). Atuou como pesquisador no Laboratório de Aplicações de Digital Video (LAVID) da UFPB. Atualmente é diretor da LedgerTec, startup que atua na área de gestão de documentos digitais relevantes.



Guido Lemos

Breve biografia: Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestre (1991) e doutor (1997) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular na Universidade Federal da Paraíba e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID). Trabalha em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Sistemas Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, cinema digital, aplicações multimídia distribuídas, redes de distribuição de vídeo, performances artísticas distribuídas, acessibilidade e aplicações de blockchain.



Alberto Paradisi

Breve biografia: Possui graduação em Ingegneria Elettronica pela Universidade Di Genova (1990), doutorado em Ingegneria Elettronica - Politecnico Di Torino (1993), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2004). Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento, coordenação e gestão na área de Engenharia Elétrica, gestão tecnológica e gestão da Inovação com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, Internet das Coisas, tecnologias de Sensoriamento, blockchain e inteligência artificial. Atuou principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação de dispositivos e sub-sistemas ópticos, redes de dados e engenharia de tráfego, sistemas ópticos de transmissão WDM (Wavelength Division Multiplexed), amplificação óptica a fibra dopada com Erbio e amplificação de tipo Raman, tecnologias de roteamento óptico, monitoração de desempenho em redes ópticas WDM, plano de controle ASON/GMPLS, processamento digital de sinais em sistemas ópticos, redes ópticas de acesso (PON ou Passive Optical Networking), redes OTN e redes Ethernet avançadas, proteção e restauração em redes ópticas. Redes de comunicações sem fio baseadas no padrão 3GPP, redes, middleware e aplicações de Internet das Coisas, bancos de dados compartilhados usando tecnologias blockchain.



Fabíola Greve

Breve biografia: Professora titular e pesquisadora em ciência da computação na UFBA, doutora pela Université Rennes I, INRIA Labs e pós-doutora na Paris-Sorbonne Université, França. Lidera o grupo Gaudi com pesquisas e projetos nacionais e internacionais em tolerância a falhas, desenvolvimento de sistemas seguros e confiáveis, e blockchain. Atual assessora de tecnologia da informação da reitoria da UFBA e coordenadora do comitê técnico em blockchain da RNP.



Maria Teresa Aarão

Breve biografia: Especialista em Segurança para Internet e Aplicações Criptográficas. Participou da implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da ICP-BRASIL.



Tatiana Revoredo

Breve biografia: Tatiana Revoredo é Blockchain Strategist pelo MIT e Saïd Business School - Universidade de Oxford, CSO da the Global Strategy, membro fundadora da Oxford Blockchain Foundation, membro do Government Blockchain Association, representante do European Law Observatory on New Technologies no Brasil, professora de Blockchain no Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS-USP, Insper e Nextlaw Academy.